quinta-feira, 26 de abril de 2012

Bolo casa do Mickey Mouse

O meu filhote adora o Mickey Mouse.
Resolvi surpreendê-lo na festinha do seu segundo aniversário e fazer um bolo de acordo com o tema.
Fiz uma pesquisa na net para me inspirar, e algumas semanas antes, já me tinha decidido em fazer um bolo de dois andares.

Visitei inúmeros blog's, consultei preços e fiquei pasma com eles, pois a média do preço/kg rondava os 30 euros. Agora já percebo porquê: um bolo destes, com tantos detalhes, pode não parecer, mas dá muuiiiiitoooo trabalho!!!

Eu não tenho nenhuma formação na área, tudo o que sei, aprendi na internet, sendo que este foi o meu segundo bolo em pasta de açúcar. Modéstia à parte, ficou lindoooo, não acham?

 A frente do bolo da casa do Mickey Mouse


O topo do bolo

Outra perspectiva do topo 

O escorrega e a mão

O pé :D

A parte de trás que foi a primeira a ser fatiada :)


Aqui uma foto do interior do bolo,  que tirei já no final da festa.
Era bolo de cenoura com recheio de chocolate.
As camadas às cores, deram um toque especial e surpreendeu os convidados.

Acho que o segredo de qualquer festa é o de nos entregarmos e dar-mos o nosso melhor. Vejam o meu caso: eu que não tenho experiência em trabalhar a pasta de açúcar, pesquisei, tracei um plano, comprei os ingredientes e lancei-me ao trabalho.
Percebi que estes bolos são caros devido ao trabalho que dão, e devido à própria pasta de açúcar, pois para fazer pequenos detalhes, temos sempre de comprar uma quantidade mínima e inevitavelmente, acaba sempre por sobrar.
Neste bolo, só em pasta de açúcar, gastei quase 50 euros, fora os outros ingredientes. No entanto, acabou por me compensar , pois se o tivesse mandado fazer, ficaria por um preço bastante elevado, uma vez que este bolo ficou com 8 kgs.
No final fiquei muito feliz, porque adorei o resultado e porque foi feito de coração <3

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Pão com chouriço caseiro

Tal como prometido num post anterior, aqui estão os pães com chouriço que fiz há uns dias.
A massa é super fácil de fazer e não dá assim muiiiito trabalho. Claro que se perde um bocado de tempo, até porque a massa tem de levedar duas vezes, mas vale bem a pena.
Um requisito essencial, é que o chouriço seja de boa qualidade, pois é o que vai dar sabor ao pão.
Depois de enrolado, não lhe dei a forma das tradicionais bolinhas, ou dos pães mais para o comprido. Gosto muito de pão rústico, e acho que assim, ficou com um toque especial.
Esta massa também dá para fazer como pão simples, pois fica uma maravilha!
Água, farinha e fermento, nada mais!



Mham mham :D

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Olá a todos :)
Nesta minha odisseia culinária, experimentei fazei pão com chouriço.
Afinal é super fácil de fazer e muiiiito saboroso.
Assim que puder, posto fotinhas!

domingo, 8 de abril de 2012

Bolo de natas com morangos

Quando o meu filhote completou o seu primeiro aniversário, eu como mãe babada, não poderia deixar passar semelhante acontecimento em branco. Então, teve direito a 2 bolos: um feito por mim no dia do seu aniversário, e um de compra para o dia da festa.
Acho que foi o bolo que mandei fazer em pasta de açúcar, que despoletou em mim, a vontade de ser eu a fazer o bolo para a festa deste ano.
Elevei demasiado a fasquia quando o encomendei (fruto de várias pesquisas na net), e infelizmente, o resultado final não correspondeu ao espectado. Pronto, paciência, fazer o quê certo?
O que vale, é que as duas primeiras fotos são do bolo feito por mim. Dá vontade de dar um trincadela, não é?




Não me lembro da receita que utilizei, mas se quiserem experimentar, podem sempre recorrer à velhinha receita do bolo de iogurte. Depois é só baterem as natas com açúcar, rechear e cobrir com morangos frescos. Fica uma delícia.
Como este bolo, deve ser guardado no frigorífico, fresquinho ainda fica melhor!

Nesta foto, está o bolo que encomendei. Simples que é uma tristeza...  O padeiro não estava inspirado naquele dia. Agora podia ser mázinha, mas mais vale estar calada LOL
Tudo o resto que está na foto, foi aqui a je que fez. Temos cheesecake de frutos vermelhos, tarte de pastel de nata, tarte de amêndoa, tarte gelada e pudim de chocolate. Ao fundo, do lado esquerdo, tenho mousse de manga e um doce de duas cores que já não me lembro o que era rsrsrsrs..

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Pães de leite

Os pães de leite recordam-me a minha infância.
Morei perto de uma padaria até aos 4 anos, e ia lá frequentemente comprar pão.

Tenho a vaga ideia de o meu progenitor ter ido à padaria e eu, que fiquei em casa, em pulgas à espera que ele voltasse. Fui buscar um banco da cozinha e coloquei-o atrás da porta para espreitar pelo óculo para o ver assim que ele chegasse, pois iria trazer os pãezinhos de leite, morninhos de certeza.

Recentemente, ao passar na secção da padaria de uma grande superfície, coloquei distraidamente o meu olhar em cima de uns ditos. Pensei: "Será que sou capaz de os fazer?".
Como quem não arrisca não petisca, comprei os ingredientes e lancei mãos à obra.
Andei à procura de uma receita de pães de leite na net, e fiz uma primeira tentativa que não resultou muito bem, pois ficaram achatados.
Da segunda vez correu beeeeeemmm melhor, no entanto, deveriam ter levado um pouco mais de sal. Pois meus amigos, é o mal de as receitas apenas indicarem o q.b., certo? Sim minha gente, o quanto baste é um nadinha vago e subjectivo, ok?  

Et voilá, aqui está a segunda tentativa acabadinha de sair do forno!

Bolachas amanteigadas azuis

Estas bolachinhas são bastante populares por aqui, por isso costumo fazê-las pelo menos uma vez por semana.

São bolachas amanteigadas com aroma de baunilha, e um toque (váriooooosss) de corante alimentar azul, para dar aquele ar diferente.

Na receita original, as bolachas não são para ficar assim tão espalmadas, mas sim mais consistentes e altinhas.

Mas houve um dia em que fiquei sem açucar branco, só tinha do amarelo, e pensei "porque não?". Ainda bem que o fiz, pois alterou completamente a receita.

Por incrível que pareça, não leva nenhum ovo. Apenas açúcar, farinha, manteiga e aroma de baunilha.
Tudo misturado no mesmo recipiente. Rápido, fácil e super prático.



Aqui

Cake pops - o ínicio da odisseia

Cake pops... são estes sacaninhas que eu quero fazer para o aniversário do meu filhote.
Já fiz uma experiência... ficaram óptimos de sabor, mas um bocadinho achatados. Fiquei aborrecida, porque sou perfecionista... humprfrrr. Acho que é uma questão de prática.
Bem, não interessa. Ainda tenho mais uns dias. Quando fizer os bolinhos finais, vou explicar o passo a passo com fotos.

A minha cozinha ideal


Qualquer mulher que goste de cozinhar, tem a sua cozinha de sonho.
Eu sou uma delas. Até hoje, ainda não vi nenhuma encaixasse naquilo que eu idealizo. Lembro-me de há uns tempos atrás, haver uma publicidade a uma marca de leite, cuja acção decorria numa cozinha l-i-n-d-a!

Então, a meu ver, a minha cozinha ideal teria de ser banhada por muita luz natural. Adoro o sol, por isso uma cozinha que tivesse amplas janelas que captassem o sol a nascente e a poente, seria algo de fantástico.

Teria de ter uma ilha, mas que não englobasse o fogão, pois, para mim, esse é para estar junto a uma parede e não no meio da cozinha a salpicar por todos os lados :D

O lava louça teria uma janela por cima... hummm e que mais? Algumas partes da parede seriam em vidro, de modo a poder estar em contacto com o meio envolvente, de preferência, uma vista deslumbrante e inspiradora...Ah e é claro que teria de ser bastante espaçosa! 
Sou pouco exigente, não sou?

Bem, acho que vou jogar no euromilhões para ver se é desta... lol

Bolo de bolacha rápido

O bolo de bolacha é daqueles bolos que toda a gente gosta.
Quem nunca fez, não imagina como é fácil de fazer!
É uma receita super básica de se fazer e leva poucos ingredientes.
Vai precisar de:

250 g de margarina (prefiroa Vaqueiro)
250 g de açúcar
Café solúvel morno (cerca 2 chávenas de chá)
2 pacotes de bolacha maria

Bem, antes de mais, a quantidade dos ingredientes serve como uma directriz, pois eu costumo fazer  a olho, pois o paladar é subjectivo.
Aconselho a bater a margarina com a batedeira (deve estar à temperatura ambiente) e ir acrescentando o açúcar aos poucos, até ficar no "ponto", ou seja, uma mistura esbranquiçada.
Deve bater ambos os ingredientes até obter uma mistura cremosa, onde os grãos de açúcar já não devam ser preceptiveis. Um bom truque, é por um pouco do creme entre os dedos e sentir a textura.
Depois de a mistura estar pronta, aquecer água e fazer um café forte e verter num prato de sopa.
Ir molhando as bolachas maria no café, colocar num prato de servir, e ir alternando camadas de bolacha com o creme de manteiga.
Acabar com o creme e polvilhar com bolacha maria ralada.

Este bolo é óptimo para fugir ao tradicional bolo de forno. É ideal como sobremesa :)

Deixo-vos uma foto do bolo que fiz para comemorar os 6 meses de vida do meu filho.
Foi feito um pouco à pressa, e o prato de servir é um pirex de ir ao forno (risos), mas neste caso, o que conta é a intenção, certo? E além disso, o meu filhote era demasiado pequeno para dar importância a semelhante detalhe ;p



Bolo de chocolate húmido divinal

Para quem me conhece bem, sabe que o chocolate é a minha perdição.
Descobri esta receita, e desde então, sempre que me apetece bolo de chocolate, faço este.
É rápido, fácil, suja pouca loiça, e o melhor de tudo: é super booommmmm! Fica com uma textura cremosa, de mousse... acho que engordo só de pensar!

Ingredientes:
4 ovos
4 colheres de sopa de farinha
7 colheres de sopa de açúcar
1 tablete de chocolate de culinária(200gr)
200 gr de manteiga sem sal ( eu costumo utilizar com sal)
Bater os ovos com açúcar até ficar um creme esbranquiçado, de seguida juntar a farinha. Bater tudo muito bem.
Derreter o chocolate e amanteiga em banho maria, tb pode ser no microndas, e juntar ao preparado anterior e bater muito bem.
Untar a forma, sem buraco, e polvilhar com farinha.
levar a cozer no forno a 200ºC durante 11 minutos - SÓ MESMO 11 MINUTOS!!!!!!
(só a parte de fora deve ficar cozida, a parte de dentro deve ficar cremosa).
Deixar arrefecer e depois desenformar.







P.S. Aconselho vivamente a quem for utilizar formas de silicone, que as enxague bem, caso tenham sido lavadas na máquina de lavar loiça.A última vez que fiz esta delícia, foi numa forma dessas. Agora imaginem a seguinte imagem: eu, a tirar o bolinho do forno, a babar-me completamente e a imaginar a dentadinha deliciosa que iria aplicar no mesmo. Lá vou eu, com um garfo em direção às minhas papilas gustativas, com o bolo ainda morninho e tcharan!!! Um esgar horroroso, um sabor dos infernos... não era nada disso que eu estava à espera...Oh não, percebi o que era... tinha feito um bolo de chocolate com sabor a... fairy... 


A anatomia de um cupcake


Anatomia de um bolinho – um passo a passo de como fazer cupcakes

O cupcake é o bolo do momento. Ele é tão lindo, elaborado e até dá pena de comer. Parece ser difícil de fazer, mas sabem que mais? É super fácil!
Primeiro de tudo: não existe uma receita específica de cupcake – ele nada mais é do que um bolo assado em forminhas de papel e coberto com uma cobertura. A cobertura pode ser de imensas coisas: natas, creme de manteiga, chocolate... a imaginação é o limite.
Se se dispuser a aventurar-se no mundo dos cupcakes, aconselho que comece com um bolo básico, tal como o de iogurte ou de chocolate, de modo a que quando introduzir o recheio e a cobertura, não fique uma mistura de sabores, que acabará por prejudicar o resultado (sabor) final.
Então, dito isto, vai precisar de: 
-Uma recita de bolo de iogurte (http://www.petiscos.com/receita.php?recid=745&catid=30 tirei esta ao acaso, mas pode ser qualquer uma outra)
-Doce de frutos vermelhos ou outro da sua preferência
-Natas batidas com açúcar ou buttercream (ver receita mais abaixo) para a cobertura
-Corante alimentar para dar cor
-Forminhas de papel
-Formilhas para empadas
-Faca
Preparação:
Depois de ter feito a receita do bolo que escolheu, leve-o a forno pré-aquecido a 180º, já dentro das forminhas de papel, que por sua vez, já terão de estar dentro das formas das empadas. Este passo é muito importante, pois caso contrário, as formas de papel não aguentam por si só, o peso da massa, o que vai arruinar por completo o cupcake.
Deve encher as forminhas até 2/3 da sua capacidade, pois a farinha tem fermento e o bolo vai crescer e temos de dar espaço para que cresça até ao topo da forminha de papel, mas não muito, para que não transborde.
Vá vigiando, pois devem ficar clarinhos o suficiente para a massa ficar cozida. Caso tenha dúvidas, confirme com um palito.
Depois de cozidos, deixe arrefecer.
Com uma faca afiada, corte uma "tampa" no cimo do cupcake e reserve. Retire um bocadinho de bolo com uma colher de café e recheie com o doce. Volte a colocar a tampinha e calque um pouco.
Por cima, pode colocar natas batidas natas com açúcar e corante alimentar, ou se preferir, buttercream.
Receita para o buttercream:
• 125g de manteiga;
• 1 Colher de sopa de leite;
• 375g de açúcar em pó 

Preparação:

Misture manteiga amolecida com o leite. Adicione aos poucos o açúcar peneirado, ate ficar completamente incorporado (da para 500g de creme). O creme deve ficar com uma textura fina e cremosa.
Caso pretenda dar cor, adicione corante alimentar.


O mais importante, num cupcake, é o resultado final, pois os olhos são os primeiros a comer. É uma questão de deixar a imaginação fluir... pode decorar com confeitos coloridos, com morangos, com figuras de pasta de açucar, com chocolate raspado, em pó... tantas ideias! Agora, é só experimentar!
O resultado final, deve ser mais ou menos como este: